sábado, 11 de outubro de 2008

Manifesto Anti-Pressão

"eu sei que é batota, mas assim me exorcizei"

Sou contra termos só quinze minutos... Sou veementemente contra! Sou contra se me dizem “Vá, faz lá um textinho com graça em quinze minutos onde te impedimos de usar a palavra xilofone.” Os primeiros quinze minutos estou eu a pensar, inspira-expira-inspira-expira, acalma-te! Nesse estado não conseguirás escrever nada aproveitável. Ora, se passo nisto os primeiros quinze minutos quando vocês me dizem: Acabou o tempo, eu penso: Merda! Ainda não escrevi uma palavra quanto mais dez linhas! Nem com xilofone nem sem xilofone. Nada! O vazio! E aí apetece-me fugir! E recordo os exercícios anteriores igualmente frustrada. Venho para casa pensando: podia ter corrido melhor! Podias ter feito muito melhor, bolas! (Lembro-me neste momento da bola - esse horripilante exercício onde tenho uma errata a introduzir, se me permitem, desejo trocar "solarengos" por "soalheiros". Agradecida!) Eu sei… Sendo os outros capazes de elaborar maravilhosos textos nesse período de tempo eu também deveria ser. E assim me desiludo comigo e com a minha incapacidade de lidar com a pressão… Ainda por cima acabei por dizer xilofone no texto e não podia… Olha, afinal não sou contra, tenho apenas muita pena de ser assim…

Andreia Moreira

Sem comentários: